Nova temporada da Rádio Terceiro Andar focaliza iniciativas de extensão

Saúde mental na pandemia foi o tema abordado no episódio de estreia

9ª temporada destaca atividades de extensão da UFMG
Programa é produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFMGFoto: Arquivo da Rádio Terceiro Andar

O projeto Rádio Terceiro Andar, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), lançou a sua 9ª temporada – e, com ela, a série Pílulas de extensão, que apresenta um panorama das iniciativas de extensão desenvolvidas na UFMG.

No formato de podcasts, o quadro tem novos episódios todas as semanas. Eles são produzidos por estudantes do curso de Jornalismo, sob a orientação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação social da Fafich, que passou a fazer parte da equipe da web rádio neste ano.

Saúde mental
O primeiro episódio da nova temporada, que discutiu a saúde mental na pandemia, teve a participação de integrantes do projeto Plantão Psicológico da UFMG. Os entrevistados foram Paula Bertu, estudante de psicologia da UFMG, e Paulo Evangelista, professor vinculado ao Departamento de Psicologia e coordenador do projeto.

Eles contaram como tem ocorrido o suporte psicológico à comunidade universitária neste momento de isolamento social imposto pela covid-19. Em agosto de 2020, o projeto retomou os atendimentos no formato remoto e, desde então, oferece apoio a estudantes da UFMG (inclusive alunos do Coltec e dos cursinhos populares), docentes e servidores técnico-administrativos.

Os projetos Polos de Cidadania e Transpasse, vinculados à Faculdade de Direito, também foram abordados em pílulas. Na ocasião, foram abordadas as ações para a efetivação dos direitos humanos na pandemia, com foco em grupos sociais minoritários.

Nas próximas semanas, a rádio veiculará pílulas sobre os projetos Envelhecimento Ativo e Sarandeiros, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), Arte e Diferença, da Escola de Belas Artes (EBA), Manuelzão, da Faculdade de Medicina, Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), e Espaço do Conhecimento UFMG.

A rádio
Criada em março de 2017, a Rádio Terceiro Andar é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que abre espaço para a discussão de questões relevantes do cotidiano e da realidade universitária. O nome da rádio é uma referência ao pavimento da Fafich onde fica o estúdio de produção das atividades presenciais.

Coordenado por Sônia Pessoa, professora do Departamento de Comunicação Social da Fafich, o projeto reúne alunos de graduação de cursos da área de Comunicação Social matriculados nas disciplinas Estudos de radiojornalismo e Rádio e mídias digitais. Também participam estudantes do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e professores do Departamento de Comunicação Social.

A nova temporada da Rádio Terceiro Andar tem apoio da Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. A rádio e suas Pílulas de extensão podem ser ouvidas nas plataformas Spotify, Anchor, CastboxPocket Casts, Apple Podcast e Google Podcasts. Todo o conteúdo produzido está disponível no portal da rádio, que também mantém perfis no Facebook e Instagram.

Gabriela Francine | Assessoria de Comunicação da Proex