Institucional

Novo diretor da Ebap vê ensino básico e profissionalizante como solução para a crise

Empossado na manhã de hoje, professor Márcio Fantini defende maior autonomia para Centro Pedagógico, Coltec e Teatro Universitário

Márcio Fantini: passo adianteFoto: Foca Lisboa / UFMG

A conversão dos três centros que constituem a Escola de Ensino Básico e Profissional (Ebap) da UFMG em unidades autônomas pode ser uma alternativa para o fortalecimento dessas instâncias, na avaliação do professor Márcio Fantini Miranda, do setor de Técnicas de Laboratório do Coltec. Empossado na manhã de hoje, 6 de setembro, como diretor da Ebap, em solenidade no gabinete da Reitoria, o professor assinalou que “a educação básica, que passa pelo ensino fundamental e médio, além da formação profissional, é potencial solução para a crise brasileira”.

A reforma que propõe mais autonomia e a prerrogativa de participação ativa nas decisões da UFMG para o Centro Pedagógico (CP), o Colégio Técnico (Coltec) e o Teatro Universitário (TU) representa uma das principais frentes de trabalho sobre a qual se debruçará a nova gestão. “É um passo adiante na defesa de políticas para essas modalidades”, observou o diretor.

vfds
Tânia Costa: no caminho certoFoto: Foca Lisboa / UFMG

Na gestão 2014/2018, Fantini atuou como vice-diretor da unidade. Ele agora troca de cargo com a professora Tânia Margarida Lima Costa, do Núcleo de Matemática do CP, diretora na gestão anterior e que passa a ser a vice-diretora.

“Conseguimos motivar as escolas a focarem na excelência do ensino e consolidamos nossa posição de referência na formação de professores”, resumiu Tânia Costa, sobre seu mandato. Ela chamou a atenção para os resultados do Índice Brasileiro de Educação Básica (Ideb), publicados nesta semana. “O CP bateu as metas e ultrapassou suas expectativas. Estamos no caminho certo”, contou, com orgulho.

xs
Sandra Goulart Almeida: projeção do amanhãFoto: Foca Lisboa / UFMG

Momento de mudança
Resgatando o significado original da palavra crise, que, na acepção do idioma grego, quer dizer "momento importante de mudança", a reitora Sandra Regina Goulart Almeida manifestou seu “otimismo em relação ao futuro da Ebap”.

“Dessa discussão sobre os rumos da Escola, todos nós sairemos melhores do que entramos. Queremos o que for mais viável para os três centros, que têm mais de 60 anos de história, fazem parte da trajetória da UFMG e são elementos capitais para a projeção do nosso amanhã”, declarou a reitora, ratificando sua confiança na competência da nova diretoria.

Trajetórias
Márcio Fantini tem bacharelado em Física pela UFMG, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Engenharia Elétrica pela UFMG e pós-doutorado pela University of California (EUA). Sua experiência está concentrada na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em eletrônica industrial, sistemas e controles eletrônicos.

Tânia Margarida é graduada em Matemática, com mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Tem experiência na área de ensino de matemática.