Novo emérito defende proteção ao estado de direito e fim de privilégios

Professor Humberto Theodoro Júnior foi homenageado na noite de sexta-feira

ds
Ao centro, Humberto Theodoro Júnior, com a placa que materializa o título de emérito, ao lado do diretor em exercício, João Alberto de Almeida, e da reitora Sandra Goulart AlmeidaFoto: Foca Lisboa / UFMG
d
Humberto Theodoro: direito não é caminho de vitórias fáceisFoto: Foca Lisboa / UFMG

“Uma nação que se organiza sobre os fundamentos da segurança, da justiça, da igualdade e da dignidade do homem e que se propõe a construir uma sociedade justa e solidária não pode admitir a existência de poucos privilegiados”, defendeu o professor Humberto Theodoro Júnior, na cerimônia em que foi agraciado com o título de professor emérito da Faculdade de Direito, realizada na noite da última sexta-feira, dia 27.

Theodoro destacou a necessidade de proteger o estado democrático de direito dos perigos do autoritarismo “que mancharam a história do país por duas décadas”. Segundo ele, o mundo do Direito, ao qual dedicou toda sua vida como advogado, magistrado e professor, "não é um caminho de vitórias fácies". "É preciso que haja um comprometimento de toda a sociedade e dos entes institucionais para com a observância, cumprimento e aplicação das leis. É necessário sonhar grande, persistir, ser realista e ao mesmo tempo paciente”, considerou.

O diretor em exercício da Unidade, João Alberto de Almeida, saudou o homenageado em nome da comunidade da Faculdade de Direito. “No exercício da atividade docente, o professor Humberto deixou marcas em todos os quadrantes, sem exceção. Ministrou aulas em disciplinas diversas, orientou e examinou graduandos, mestrandos e doutorandos, integrou fóruns acadêmicos e comissões diversas, inclusive de concursos, palestrou em universidades dentro e fora do Brasil”.

João Alberto destacou ainda as relevantes contribuições do emérito no campo das publicações, materializadas em livros, artigos e pareceres diversos, os quais estimou como “incontáveis”. “A obra de Humberto Theodoro vem influenciando o pensamento e a formação jurídica de todas as gerações”, analisou.

ds
Sandra Goulart: "mestre sensato, disponível e brilhante"Foto: Foca Lisboa / UFMG

Devolução
Para a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, com a homenagem, a UFMG “devolvia” a Humberto Theodoro a deferência que dele recebeu durante sua trajetória acadêmica. “Pela trajetória de exercício magistral da docência e do ensino do direito, pela reflexão crítica e ética e pela a notoriedade acadêmico-científica, o professor Humberto Theodoro merece ser imortalizado na história da instituição”, salientou a reitora.

Sandra Goulart Almeida caracterizou o novo emérito como “mestre sensato, disponível e brilhante na condução do magistério, além de sensível, exigente e detentor de uma fina percepção da realidade". Baseando-se, segundo ela, em referências obtidas com seus próprios irmãos, que já foram alunos do homenageado, a reitora testemunhou que o emérito foi um professor "sereno no trato da coisa pública e no enfrentamento de adversidades”.

Humberto Theodoro Júnior graduou-se em Direito, em 1961, pela Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, e obteve o doutorado na UFMG em 1987. Sua área de ênfase é o Direito Público, com atuação principal em sentença e processo legal.

sxw
Comunidade da Faculdade de Direito, amigos e familiares acompanharam a homenagemFoto: Foca Lisboa / UFMG