Saúde

Novo modelo de rótulo de alimentos será discutido na Enfermagem

Proposta consiste em trocar letras miúdas por indicações em destaque

Letras pequenas e informações técnicas, que podem dificultar a compreensão da composição dos alimentos. O atual modelo de rótulo dos produtos alimentícios vem sendo discutido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e por especialistas da área. Uma das propostas consiste em indicações na parte frontal das embalagens, informando, por exemplo, o alto índice de sódio ou de açúcar. A nova rotulagem de produtos alimentícios é tema de seminário que será realizado nesta sexta-feira, 29, às 14h, na Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde. Saiba mais.

O professor do departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem, Rafael Moreira Claro, descreve o atual padrão brasileiro de rotulagem como insuficiente para atender às necessidades do consumidor. As discussões da Anvisa se basearam no novo modelo de rotulagem de embalagens instaurado no Chile, em 2016. Assista no vídeo a seguir.

Ficha técnica

Entrevistados: Rafael Moreira Claro (professor do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG), Luiz Flávio Simões (bancário), Fátima Oliveira (aposentada) e Kelly Ferreira (doutoranda pela UFMG).
Produção: Renato Temponi
Reportagem: Pablo Nogueira e Renato Temponi
Imagens: Antônio Soares, Cássio de Jesus e Ravik Gomes
Edição de imagens: Otávio Zonatto