Notícias Externas

Novo prefeito de BH precisa ampliar vagas públicas na educação infantil

A avaliação é da professora Mônica Correia no segundo episódio da série ‘Vote com ciência”

Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro Lagoa em Venda Nova
Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro Lagoa em Venda Nova Breno Pataro I PBH

41% dos eleitores de BH disseram que a educação é a área mais problemática da capital mineira. É o segundo tema que mais desperta preocupação entre os moradores de Belo Horizonte, atrás apenas de saúde. Os dados são da pesquisa Ibope, divulgada em 9 de outubro. A educação infantil é o assunto em pauta hoje no segundo episódio da série Vote com ciência

A entrevistada é a professora da Faculdade de Educação da UFMG Mônica Correia, ativista do Fórum Mineiro de Educação Infantil. “O que ficou muito evidente com a pandemia é que a escola integra uma rede de proteção social. O fato de que ela tenha permanecido fechada certamente irá trazer grandes desafios do ponto de vista do acirramento das desigualdades sociais”, destaca. 

A professora também fala sobre a necessidade de ampliação da oferta de vagas na rede pública e faz um alerta sobre as armadilhas que podem estar no discurso dos candidatos quando o assunto é educação.

Ouça o episódio 2 da série "Vote com ciência" sobre o tema educação infantil

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

O primeiro programa falou sobre o SUS. No episódio de amanhã, o professor André Luiz Freitas Dias, Coordenador do Programa Polos de Cidadania da UFMG. irá falar sobre população em situação em rua.  A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, dentro do programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.