Notícias Externas

Núcleo de pesquisas da Unicamp publica livro sobre a história do Movimento LGBTQIA+ no Brasil

Entrevista no programa Universo Literário debateu várias questões da luta LGBTQIA+

Livro reúne 32 autores de várias regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento
Livro reúne 32 autores de várias regiões do país e de diferentes áreas do conhecimento Reprodução / Flickr

Nesta semana, comemoramos o dia do orgulho LGBTQIA+. A data é marcada pelos diversos atos políticos na cidade de Nova York, no dia 28 de junho de 1969, em resposta às batidas policiais abusivas no bar Stonewall Inn. Apesar de esse ser um marco de extrema importância para a história dessa comunidade, não foi o único. Muitos outros atos políticos foram necessários para que, geração após geração, a comunidade LGBTQIA+ pudesse gozar dos direitos civis oferecidos às demais pessoas. 

Foi pensando não só nessa luta, mas também em diversos outros momentos da história desse movimento no Brasil que nasceu o livro História do Movimento LGBT no Brasil,  que explora diferentes perspectivas do movimento LGBTQIA+ em solo brasileiro. 

A pesquisadora e escritora Regina Facchini, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp, foi a convidada do programa Universo Literário desta quinta-feira, 1º. Durante a conversa com a apresentadora Michelle Bruck, a pesquisadora abordou a necessidade da celebração do orgulho, o processo de cidadanização da comunidade LGBTQIA+ e o potencial da literatura nesse tipo de debate.

“Os estudos de gênero e sexualidade, desde a década de 90, cresceram numericamente e se diversificaram em termos regionais e em várias perspectivas teóricas. Este livro reúne uma mostra de autores e autores que trabalham com essa temática em diversas áreas do conhecimento: saúde, educação, ciência política, antropologia, sociologia, psicologia, direito. Não é um livro de divulgação científica, é um livro com pesquisas e reflexões inéditas, organizado de uma maneira acessível”, explicou.


Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael