Extensão

'Campo no campus', no ICA, recebe comunidade e trabalhadores rurais com oficinas

Produção de cerveja e plantas medicinais estão entre os temas das 34 atividades gratuitas que serão oferecidas no dia 26

O médico veterinário Janderson Tolentino da Silveira ministrará a oficina sobre
Janderson Tolentino ministrará a oficina sobre 'Práticas veterinárias na rotina da criação de bovinos'Amanda Lelis/UFMG

O Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, vai promover, no próximo dia 26, sábado, a segunda edição do Campo no campus, evento que oferece oficinas para trabalhadores rurais e população em geral. Com o objetivo  de aproximar a universidade da sociedade e compartilhar conhecimentos práticos e teóricos, as atividades englobam diversos temas e atenderão crianças, jovens e adultos. Mais de 600 vagas foram abertas em 34 oficinas gratuitas, que serão ministradas das 7h30 às 16h30.

O servidor Luciano Vieira Lima, um dos organizadores do evento, explica que a iniciativa propõe uma troca de saberes entre a comunidade e a universidade. “O objetivo é promover uma aproximação com produtores rurais e a comunidade. É a oportunidade para a troca de experiências em relação tanto ao que é produzido no âmbito da universidade quanto ao produzido externamente. Temos a expectativa de captar esses conhecimentos e fazer uma reflexão conjunta”, comenta Luciano Vieira.

Produção de cerveja artesanal, melhores cuidados para o manejo de bovinos, saúde em campo e aposentadoria rural, animais de estimação, criação de abelhas são alguns temas das oficinas que ocuparão diferentes espaços do campus Montes Claros Grande. Parte das atividades, por exemplo, ocorrerá na Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro. Uma delas é a oficina de Práticas veterinárias na rotina da criação de bovinos, com oferta de 20 vagas, e que será ministrada pelo médico veterinário do ICA Janderson Tolentino da Silveira.

De acordo com Janderson, a oficina será no formato de roda de conversas, para deixar os participantes à vontade para contribuir e experimentar o trabalho na prática. “Existe um abismo técnico entre o conhecimento do veterinário que prescreve um medicamento e a pessoa que está cuidando do animal. A oficina quer ajudar a diminuir essa distância de forma que a prescrição do veterinário seja aplicada da maneira correta, para que o animal sofra menos e não coloque em risco a pessoa que está em campo”, explica Janderson.

Cerveja e plantas medicinais
A programação do evento não é destinada exclusivamente a profissionais do campo. Outro destaque entre as atividades é a oficina Produção de cerveja artesanal e cultura cervejeira, que oferta 25 vagas.

Nem só de trabalho rural será feito O campo no campus: Rodolpho Tinini e Gustavo Leal darão oficina sobre produção de cerveja artesanal
Rodolpho Tinini e Gustavo Leal vão ministrar oficina sobre produção de cerveja artesanal Amanda Lelis/UFMG

Rodolpho Tinini, engenheiro agrônomo e professor do ICA, explica que a ideia surgiu com a proposta de criação de um grupo de estudos e de pesquisa na área de produção, análise de insumos e cultura cervejeira na universidade. “Minas é um dos maiores produtores de cerveja artesanal do Brasil; esse é um campo que está crescendo muito. Nossa ideia é que, a partir da criação deste grupo de estudos, o ICA possa oferecer cursos e oficinas regulares tanto para os alunos quanto para a comunidade externa”, comentou.

A oficina será ministrada por Rodolpho e pelo linguista e professor do ICA, Gustavo Leal. Os dois contam que o interesse pela produção de cerveja artesanal surgiu como hobby, no qual foram se especializando até reunirem condições técnicas para oferecer capacitações. “A oficina traz questões teóricas e práticas sobre os insumos, produção e cultura cervejeira. Preparamos, por exemplo, um teste cego para que os participantes tentem diferenciar uma cerveja puro malte de outra que tem alguns aditivos. Também faremos o cozimento dos grãos e deixaremos tudo pronto para fermentar”, explicou Ler. Para participar da atividade, basta ter pelo menos 18 anos.

Outra oficina aberta ao público é a de plantas medicinais, com 20 vagas. Com base em conhecimento científico, os participantes aprenderão as propriedades medicinais de plantas que podem ser facilmente cultivadas em casa. “Podemos ter uma farmácia viva em casa para tratar coisas simples, com plantas que são úteis nos cuidados primários de saúde. As pessoas vão aprender a ter independência na produção dessas plantas, aprender o que as tornam medicinais, saber os riscos e virtudes de algumas, como se produzem mudas, como se faz um chá, um xarope, uma pomada”, explicou o agrônomo e professor do ICA Ernane Ronie Martins, que coordena a atividade.

A programação da segunda edição do Campo no campus pode ser conferida no site do ICA. É necessário fazer inscrição prévia mediante preenchimento de formulário on-line, disponível na mesma página. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 2101-7780, de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30.

Amanda Lelis / Cedecom Montes Claros