Pesquisa e Inovação

IEAT seleciona projetos de pesquisa sobre desigualdades na América Latina

Cátedra oferecida em parceria com o centro de estudos Calas aceita candidatos doutores, de qualquer nacionalidade

Milhões de famílias da região enfrentam problemas como falta de moradia, escolas e alimentos
Milhões de famílias da região enfrentam problemas como falta de saneamento e alimentação adequada Ryan Brown | ONU Mulheres

Acadêmicos de qualquer nacionalidade com formação em Ciências Humanas ou Sociais e grau de doutor podem se inscrever até o dia 31 de janeiro no Programa de Cátedras Calas-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (Calas) e pelo IEAT, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.

O programa apoia pesquisadores que desenvolvem projetos relacionados às crises da América Latina, com foco nas perspectivas de enfrentamento de problemas diversos. Nesta edição, devem ser submetidos projetos que abordem a desigualdade social, com ênfase em pelo menos uma das dimensões do problema (trabalhista, territorial, cultural, educacional e sanitária) e transversalização étnico-racial e de gênero.

Espera-se que os candidatos possam contribuir com novos enfoques metodológicos e analíticos com base em estudos transdisciplinares que considerem os processos de transformação social que acompanham as crises e o papel dos diferentes atores. 

Até três meses
A Cátedra Calas-IEAT oferece bolsa de 3 mil euros mensais para estada de até três meses na UFMG. A bolsa inclui os gastos com visto, hospedagem, seguro de saúde e materiais de trabalho. O projeto cobrirá também passagem aérea de ida e volta e uma viagem à sede principal do Calas, em Guadalajara (México).

O IEAT vai propiciar local de trabalho devidamente equipado e acesso às bibliotecas da Universidade, e os pesquisadores contarão com estudantes assistentes. O candidato deverá apresentar anuência de pesquisador da UFMG como contato e “anfitrião” para apoiar a coordenação de suas atividades na Universidade.

As propostas devem ser enviadas até 31 de janeiro de 2021, e o resultado da seleção será divulgado em 15 de março. As atividades da cátedra terão início em 1º de setembro do próximo ano.

Outras informações sobre a chamada podem ser encontradas no site da Cátedra Calas-IEAT.

Com setor de divulgação do IEAT