Extensão

Obesidade e distúrbios metabólicos reunirão especialistas no campus Pampulha

Inscrições terminam em 15 de março

Palestra da professora Adaliene Versiani no 1º Simpósio de Obesidade e Distúrbios Metabólicos
Palestra da professora Adaliene Versiani no 1º Simpósio de Obesidade e Distúrbios Metabólicos Rosânia Felipe / UFMG

Estão abertas, até o dia 15, as inscrições para o 2º Simpósio de Obesidade e Distúrbios Metabólicos, promovido pelo grupo de pesquisa Imunometabolismo (IME), que será realizado no dia 29 de março, das 8h às 18h, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1), campus Pampulha. O tema desta edição é Obesidade e distúrbios metabólicos: embasamento molecular e prática clínica.

De acordo com a professora Adaliene Versiani, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem e coordenadora do simpósio, o objetivo do evento é transmitir conhecimentos relacionados com a obesidade e distúrbios associados, por meio de palestras e debates sobre temas relevantes e atualizados, com abordagens nas áreas da nutrição, medicina, educação física, fisiologia endócrina, imunologia, metabolismo intermediário e tratamentos.

Fisiologia da obesidade é o tema da programação matutina do evento, composta de três apresentações: A inflamação como um elo entre obesidade e alterações metabólica, Genética e medicina de precisão na obesidade e I can’t get no, hypothalamic satisfaction. A partir das 13h30, quatro discussões abordarão diferentes estratégias de intervenção na perda de peso: Jejum intermitente funciona? Mecanismos e aplicações práticas; Consumo de nuts e risco cardiometabólico; Dietas da moda e tratamento da obesidade e Novas abordagens para o emagrecimento.

O evento é destinado a acadêmicos e profissionais da área da saúde.  Interessados podem se inscrever no site da Fundep. O custo é de R$ 80. Mais informações podem ser obtidas no site Nutrição ConsCiência, do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem.