Arte e Cultura

Obras com referência no livro-objeto compõem exposição no Centro de Memória da Fale

A artista Lúcia Kubitschek apresenta seu trabalho até 19 de maio, com entrada franca

Instalação da exposição de Lucia Kubitschek:
Instalação de Lucia Kubitschek: minibibliotecasFoto: Divulgação

O Centro de Memória da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG abriga, até 19 de maio de 2023, a mostra Livro objetaria, da artista plástica e arte-educadora Lúcia Kubitschek.

A mostra apresenta narrativas visuais criadas pela artista logo que ela se conectou com o mundo do livro-objeto ou livro de artista. O conceito abrange a ideia de objeto que porta objetos, de objetos que podem ser levados com a pessoa e de invólucros que guardam e expõem objetos. São oratórios e relicários envoltos em bolsas, urnas e caixas.

Lucia apresenta, ainda, parte da Biblioteca de Babel, inspirada em contos de Jorge Luís Borges e na ideia de biblioteca como “universo labiríntico do livro”. Trata-se de minibibliotecas criadas dentro de gavetas tipográficas reutilizadas.

Objetos artísticos transportáveis
Lúcia Kubitschek buscou conhecimentos nas artes do livro por meio de um estágio no Center for Book Arts, em Nova York, quando entrou em contato com book-artists e com diversas técnicas relativas à construção do livro-objeto. Com essa influência, desenvolveu uma estética conceitual baseada em livros artísticos acomodados em bolsas, malas, caixas, que, além da função de guarda e de suporte para expor, se incorporam ao conceito de objetos artísticos transportáveis.

Atualmente, Lúcia dedica-se à construção de séries de objetos tridimensionais focados na instalação de ambientes, explorando técnicas de transparência de colagem e de acoplagem e a reutilização de materiais e ressignificação de objetos. Em seus trabalhos anteriores, são recorrentes referências ao feminino e ao feminismo, arqueologias e simbologias, religiosidade e efemeridade.

A mostra Livro objetaria pode ser visitada, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 15h às 19h, na galeria do Centro de Memória, que fica na sala 2010 da Fale (Avenida Antonio Carlos 6.627, Pampulha, Belo Horizonte).

Mais informações estão no site do Centro de Memória e também podem ser solicitadas pelos telefones (31) 3409-5129 e 3409-5108.

Assessoria de Comunicação da Fale