Arte e Cultura

Oficina do Festival de Verão resgata ato de cuidar da casa

Participantes foram estimulados a estilos de vida mais sensíveis e orgânicos

Procurando valorizar estilos de vida mais sensíveis e orgânicos, a oficina Casa Natural – o resgate do cuidado, do 13º Festival de Verão UFMG, resgata hábitos e tradições voltadas para o cuidado com nossa casa. Segundo o arquiteto e escritor Carlos Solano, que ministrou a atividade, existem 5 casas - corpo, vestuário, morada, cidade e planeta, que devem estar limpas e em harmonia. A oficina, realizada nos dias 13 e 14 de fevereiro, trabalhou principalmente com o conceito de casa morada, que, segundo Carlos, pode ser um espelho da pessoa.

As tradições brasileiras, resultado de influências indígena, africana e europeia, foram abordadas durante os dois dias de programação, com a intenção de reconectar os participantes da oficina às tradições e culturas dos antepassados, como a valorização e o cuidado da casa por meio de diversos rituais, que incluem a  produção aromatizantes orgânicos, detergentes naturais, e águas de flor.

A programação do 13º Festival de Verão UFMG, que terminou nesta quinta-feira, 14, contou com 13 oficinas, ciclo de debates e oito eventos culturais.

Ficha técnica

Entrevistados: Carlos Solano - arquiteto e escritor; Júlia Avelar - estudante de Pedagogia; Gabriel Carneiro - museólogo
Produção: Júlia Calasans
Reportagem: Larissa Costa
Imagens: Antônio Soares
Edição de conteúdo: Ruleandson do Carmo
Edição de imagens: Marcia Botelho