Arte e Cultura

Oficina e concerto do Quinteto Villa-Lobos são atrações de hoje do Festival

Teatro musical e apreciação de música eletroacústica também figuram na programação

Quinteto Villa-Lobos: divulgação da música de câmara brasileira
Quinteto Villa-Lobos: divulgação da música de câmara brasileira Divulgação

O Quinteto Villa-Lobos, que há quase seis décadas, divulga a música de câmara brasileira em várias partes do mundo, é atração desta quinta-feira, 18, no 51º Festival de Inverno da UFMG. O grupo de sopros se apresenta às 20h, no Conservatório. A entrada é gratuita mediante retirada de senha uma hora antes do início do concerto.

Mais cedo, a partir das 13h30, também no Conservatório, seus integrantes vão ministrar a oficina Prática instrumental e performance de música de câmara para sopros. Direcionada a instrumentistas, a atividade será dividida em duas partes. Na primeira, cada músico do Quinteto Villa-Lobos ministrará um workshop sobre os estudos e as práticas relativas a seu instrumento: flauta, oboé, fagote, clarineta e trompa. Na segunda parte, os instrumentistas abordarão questões relativas à performance de música de câmara para quinteto de sopros, com destaque para a produção brasileira.

Teatro musical e eletroacústica
Outros concertos marcam a programação do dia. Às 18h15, no Conservatório, haverá um recital comentado de apreciação de música eletroacústica sob a coordenação do mestre e doutorando em Sonologia Fabio Janhan Sousa. O objetivo é introduzir os ouvintes nesse universo ainda pouco conhecido, por meio da apresentação e exibição de obras clássicas e contemporâneas, com e sem material visual. O concerto explora o sistema multicanal instalado no Laboratório de Música Eletroacústica do Conservatório. A entrada é gratuita, mas o interessado deve se inscrever por meio deste link. Em entrevista à TV UFMG, Fabio Janhan traça uma panorama da música eletroacústica.  

O Centro Cultural UFMG recebe, a partir das 20h, o pianista argentino Damián Rodriguez Kees, que fará um concerto teatral musical. Trata-se de uma experiência dos sentidos em que a música se mistura com os gestos em uma linguagem unificada, pontuada pelo humor. Reconhecido pelo seu trabalho como compositor, instrumentista e performer, o artista vale-se de uma linguagem pessoal, com a qual tem apresentado seus trabalhos e composições em concertos e festivais de vários países da Europa e América.

Durante a tarde, a programação prevê uma mesa-redonda sobre a experiência de ocupação de espaços públicos pela cultura, a partir das 14h, no Espaço do Conhecimento UFMG, que também promove, a partir das 16h, mais uma sessão no planetário sobre astronomia indígena.

Também nesta tarde, às 15h, o Festival de Inverno transpõe os muros dos espaços culturais da UFMG ao incorporar em sua programação o Café com Lorota, um encontro comunitário em que a população do bairro São Bernardo, na Zona Norte de Belo Horizonte, compartilham narrativas que resgatam a história e os “causos” locais.

Visita mediada
Na manhã desta quinta-feira, o circuito da Praça da Estação é alvo de uma visita mediada, na qual os participantes conhecem aspectos importantes da história de Belo Horizonte. Os prédios visitados externamente são Centro Cultural UFMG, CentoeQuatro, Centro de Memória da Engenharia, Monumento à Terra Mineira, Estações do CBTU, Vale – Vitória Minas, Central do Brasil, Oeste de Minas, Casa do Conde de Santa Marinha, Centro de Referência da Juventude, Serraria Souza Pinto, Edifício Chagas Dória e o Centro de Memória Ferroviária. 

Os visitantes passarão pelas ruas Caetés, Guaicurus e Sapucaí, pelos jardins da Praça Rui Barbosa e pelos viadutos da Floresta e de Santa Tereza.

A programação do Festival de Inverno, que se encerra no próximo domingo, dia 21, pode ser consultada em seu site oficial.

Serraria Souza Pinto e o Viaduto Santa Tereza estão no roteiro da visita
Serraria Souza Pinto e o Viaduto Santa Tereza estão no roteiro da visita Breno Pataro / PBH