Notícias Externas

Olhar sobre as políticas para o turismo em BH precisa ser ampliado

A avaliação é da professora do curso de turismo da UFMG Marcia Lousada em mais um episódio da série ‘Vote com ciência’

Igreja de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de BH
Igreja de São Francisco de Assis, na Lagoa da Pampulha, um dos cartões postais de BH Sarah and Iain I Wikipedia I CC BY 2.0

O turismo não deve ser tratado apenas como um negócio. Essa é a avaliação da professora do Curso de Turismo do Instituto de Geociências da UFMG Marcia Lousada. A pesquisadora defende que o próximo prefeito de BH precisa ter um olhar mais complexo sobre o setor que vá além da dimensão mercadológica e considere suas relações com outras políticas em áreas como educação, cultura e meio ambiente. 

No sexto episódio da série Vote com ciência, Marcia Lousada também falou sobre a importância de se aumentar a participação popular na definição sobre as políticas de turismo e sobre a falta de programas que permitam que os moradores da capital mineira possam conhecer a própria cidade. 

Ouça o sexto episódio da série "Vote com ciência" sobre o tema políticas para o turismo

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

Os primeiros programas falaram sobre SUS, educação infantil, população em situação de rua, segurança pública e políticas para idosos. No programa de amanhã (27/10), a professora do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG Júnia Ferrari fala sobre habitação.

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.