Notícias Externas

OMS classifica vício em videogames como distúrbio mental

Transtorno se caracterizaria pelo mau uso dos jogos digitais, segundo artigo publicado pela Organização

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou, pela primeira vez, o vício em videogames como uma doença mental. De acordo com artigo publicado pela Organização, esse transtorno se caracterizaria por um padrão de comportamento de jogo contínuo ou recorrente, ou seja, seria causado pelo mau uso dos jogos digitais.

Nesta quarta-feira, 27 de dezembro, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, repercutiu o tema em entrevista com a psiquiatra Julia Machado Khoury, da Divisão de Perícia em Saúde da UFMG.

“O que caracteriza o transtorno é a perda de controle das pessoas sobre o uso do videogame, quando não conseguem mais escolher entre usar e parar, ou seja, elas usam apesar das consequências negativas para a vida. Isso acaba restringindo as atividades de vida diária – como o contato com os amigos e com a família, os estudos, o trabalho – em prol do uso do videogame”, explicou.

ouca-a-conversa-com-gabriela-sorice-27-12-2017.mp3
Doença se caracteriza por um padrão de comportamento de jogo contínuo ou recorrente
Doença se caracteriza por um padrão de comportamento de jogo contínuo ou recorrente Vincent Diamante / CC BY-SA 2.0 / Flickr: http://bit.ly/2kj5kAc