Onipresença da geometria será demonstrada no Festival de Verão

Oficina vai discutir conceitos e implicações filosóficas da disciplina

Tangram: jogo composto de peças geométricas
Tangram: jogo composto de peças geométricas Pixabay License

No 13º Festival de Verão da UFMG, as discussões filosóficas sobre a perspectiva da geometria terão espaço na oficina Geometria do Pensar, que será ministrada pelo professor Waldo Lima do Valle, de 11 a 14 de fevereiro, das 13 às 17h, na sala 1 do Conservatório da UFMG.

Para Waldo, a geometria é parte integrante da constituição dos indivíduos e instrumento essencial para compreensão da realidade. "Todos os organismos possuem um elemento de geometria. Compreender a natureza exige uma assimilação desse elemento”.

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com conceitos básicos da disciplina, que serão necessários para despertar o pensamento crítico. “Realizaremos várias atividades envolvendo princípios da geometria espacial e de construção de sólidos. Será uma abordagem construtivista, em que o participante é um ator ativo que usa sua percepção sensorial, criatividade e raciocínio lógico", afirma Waldo do Valle.

Waldo, que também atua em projetos e oficinas de construções geodésicas, revela que a oficina propõe demonstrar ao público a característica fundamental da geometria: estar presente em todos os espaços. “A geometria é um assunto fascinante. Quero mostrar como ela se faz presente nos tempos atuais, desde a nanotecnologia até as malhas estruturais”.

Além de professor, Waldo é empresário e videomaker. Ele trabalha com projetos culturais na área de educação e desenvolve materiais pedagógicos para diversas aplicações.

Inscrições
Para participar, o candidato deve ter mais de 12 anos e se inscrever pelo portal da Fundep. A taxa é de R$ 30. Dez por cento das vagas são reservadas a estudantes assistidos pela UFMG por meio da Fundação Universitária Mendes Pimentel (níveis 1, 2 e 3). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-6410, nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h, ou no próprio hotsite do evento.