Ópera Tiradentes é tema de palestra na Escola de Música

Composição narra a história da Inconfidência Mineira; manuscrito pertence ao acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG

Trecho da primeira página da Ópera Tiradentes
Trecho do manuscrito da Ópera Tiradentes Arquivo Biblioteca Escola de Música da UFMG

A professora Patrícia Valadão, da Escola de Música da UFMG, vai ministrar nesta quarta-feira, 17 abril, a partir das 18h, palestra sobre a história da Ópera Tiradentes. O evento, aberto à comunidade, será realizado pela Biblioteca da Escola de Música, no campus Pampulha, e integra a programação deste mês do Sistema de Bibliotecas em Movimento. Após a palestra, o Projeto Viva Música projetará trechos da execução da ópera.

A Ópera Tiradentes foi escrita pelo violinista e compositor brasileiro Manoel Joaquim de Macedo, no início do século 20, tendo como libretista Augusto de Lima. Com mais de 1 mil páginas, o manuscrito está organizado em quatro atos: A aspiração, A conspiração, A traição e Julgamento e patíbulo. O documento revela aspectos da escrita que o compositor empregou para compor a trama que narra a história da Inconfidência Mineira.

Atualmente sob a guarda da Biblioteca da Escola de Música, o documento será transferido para o acervo da Biblioteca Universitária da UFMG.

Brinde
Ao fim da apresentação, os participantes poderão solicitar o cartão-postal Sistema de Bibliotecas em Movimento e um adesivo a ser colado em seu verso. A cada dez adesivos adquiridos nos eventos do Sistema de Bibliotecas, o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado, conforme disponibilidade, na diretoria da Biblioteca Universitária, localizada no segundo andar da Biblioteca Central.