Pesquisa e Inovação

Orientação sexual não é uma escolha, afirma pesquisador da UFMG

Uso do termo opção sexual é incorreto, segundo o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Univesidade

"Devemos respeitar a opção (sic) sexual das pessoas". Muitas pessoas homofóbicas ou desinformadas dizem que os gays, lésbicas e bissexuais optam por serem gays. Mas a orientação sexual não é uma escolha do indivíduo. Pesquisador do NUH - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Juliano Bonfim discute o assunto em vídeo com a participação de lésbicas, gays e bissexuais, como: Juliana Rezende, Luan Jordano e Antônio Augusto, da comunidade da UFMG.
De acordo com Bonfim, orientação sexual é o termo correto, pois é como a sexualidade e o desejo sexual das pessoas é direcionado internamente, sendo que as pessoas não optam por qual gênero sentirão atração afetiva e sexual. O pesquisador também pondera que a homofobia em uma sociedade heteronormativa (sociedade na qual somente os comportamento heterossexuais são aprovados e incentivados) faz com as pessoas aprendam a discriminar os filhos e os amigos que são da comunidade gay, em especial os homens e crianças homens que demonstram traços femininos.

Confira na reportagem.

Produção: Ruleandson do Carmo Cruz, Larissa Costa.