Notícias Externas

O Enem é para todos

"Outra estação" traz histórias de candidatos com diferentes perfis

Sulia Marques Fonseca, mora no IAPI e é aluna de um cursinho popular. Sonha em ingressar no curso de Medicina.
Sulia Marques Fonseca sonha em ingressar no curso de Medicina. Tiago de Holanda I UFMG Educativa

A meta de Súlia Marques Fonseca é uma vaga em Medicina. Moradora do conjunto habitacional IAPI, em Belo Horizonte, ela tem 29 anos e ficou dez sem estudar. Gabriel Adler Gomes Martins também quer Medicina. Morador do Alto Vera Cruz, na região leste da capital mineira, ele vem de uma família de baixa renda e contou com a ajuda de um cursinho popular para se preparar para a prova. 

Eunice Aparecida Cruz tem 46 anos, é cega e sonha em fazer História. Ela chegou até a passar mal durante a prova de tanta ansiedade. Samhila Fernandes Correa será mãe em breve. Descobriu a gravidez depois que já tinha se inscrito. Essas são algumas das histórias que nós contamos no episódio especial do Outra estação sobre o Enem 2019.



Vazamento de imagem

O primeiro bloco do Outra estação apresentou o posicionamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, sobre o vazamento de uma imagem do caderno de provas do Enem 2019 antes do final do período de sigilo. De acordo com o órgão, a divulgação não prejudicou o andamento do exame, pois todos os participantes já tinham passado pelos procedimentos de segurança e estavam nos locais de prova. Segundo o Inep, as autoridades competentes foram acionadas para identificar a origem e o responsável pela divulgação da imagem.

Ouça o bloco 1 do programa

Redação

No segundo bloco do programa, a professora do curso de Cinema do Cento Universitário UNA, Mariana Mol, repercutiu o tema da redação, "democratização do acesso aos cinemas". Candidatos também falaram das suas impressões ao escrever a dissertação.

Ouça o bloco 2 do programa

Cobertura do Enem

A cobertura do Enem continua ao longo desta semana. O Enem será tema do Aqui tem ciência, que irá ao ar nesta segunda-feira, 4 de novembro, às 11h. O programa destaca uma dissertação defendida na Faculdade de Letras da UFMG que analisou uma plataforma online de correção da redação do Exame e traz sugestões para professores sobre o ensino da escrita.

O Outra estação, que será veiculado na quinta-feira, dia 7 de novembro, discutirá a digitalização da avaliação que, segundo o Ministério da Educação, começa a ser implantada já no Enem 2020. Outro destaque do episódio são os cursinhos populares, iniciativas como os projetos Equalizar e Humanizar da UFMG, que oferecem preparação para o Exame para a população de baixa renda e outros grupos socialmente excluídos.

No segundo domingo de provas, dia 10 de novembro, você confere mais uma edição do boletim especial do Enem 2019 com informação e serviço sobre a avaliação às 12h. Às 19h, entra no ar o segundo e último episódio do Outra estação - Especial Enem 2019, ao vivo, contando mais histórias dos candidatos que farão o Exame. O programa também será disponibilizado nos principais aplicativos de podcast.

Produção

O programa Outra Estação - Edição Especial do Enem 2019 teve edição e apresentação de Alessandra Ribeiro, com produção de Breno Benevides, Camila Meira, Célio Ribeiro, Larissa Reis, Letícia Finamore, Luana Lima, Rodolfo Moraes e Tiago de Holanda. Nas redes sociais, participaram Jaiane Souza e Alexandre Miranda. Os trabalhos técnicos foram de Breno Rodrigues. A coordenação de jornalismo da Rádio UFMG Educativa é de Paula Alkmim, coordenação de operações de Judson Porto e coordenação de programação de Luiza Glória.