Saúde

Outubro Rosa: especialista do HC-UFMG explica impactos da reconstrução mamária

Hospital terá programação especial para reforçar importância da prevenção no tratamento do Câncer de Mama

O Instituto Nacional do Câncer estima que cerca de 30% dos casos do Câncer de Mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física; alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas; amamentar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Para conscientizar sobre a importância da prevenção, o Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG) está com programação especial neste Outubro Rosa, com oficinas de beleza e artesanato, rodas de conversa, bem como seminário que está previsto para a próxima sexta-feira, 11, a partir das 7h30. Saiba mais.

Em entrevista à TV UFMG, o coordenador do serviço de Mastologia do HC-UFMG Gabriel Silva Jr. explica os impactos da reconstrução mamária, procedimento ofertado pelo SUS e garantido por lei desde junho de 2019, por meio da Lei nº13.770/2018. A cirurgia plástica reconstrutiva já era realizada no Hospital antes da obrigatoriedade e contribui para a autoestima da paciente.

Ao todo, foram realizadas 280 cirurgias de reconstrução realizadas na Rede SUS-BH de janeiro de 2018 até julho desde ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O Hospital das Clínicas da UFMG é um dos hospitais que realiza o procedimento via SUS em BH. Mais informações podem ser obtidas no telefone do Instituto Jenny Faria de Atenção à Saúde do Idoso e da Mulher, (31) 3409-9554.

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Samuel do Vale (imagens); Márcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)