Coberturas especiais

Palestra de Rubens Ricupero abre, nesta segunda, Conferência das Humanidades

Evento, que seguirá até quarta-feira (9), será pautado por discussões sobre sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos

Ricúpero:
Rubens Ricupero foi ministro da Fazenda e das Relações ExterioresRodrigo W. Blum / Unisinos

Três anos após a primeira edição, a UFMG sedia neste mês de dezembro, do dia 9 ao dia 11, a sua 2ª Conferência Internacional das Humanidades, evento que, neste ano, terá como tema Sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos – alguns dos principais eixos do debate contemporâneo no Brasil e no mundo.

A sessão de abertura será às 19h desta segunda-feira, 9, com a presença da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, de representantes da Unesco, Capes, Fapemig e Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Em seguida, o jurista, historiador e diplomata Rubens Ricupero – que foi subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e ministro do Meio Ambiente e da Fazenda durante o governo de Itamar Franco – vai proferir a primeira palestra do evento. As demais grandes conferências ocorrem no mesmo horário, na terça (10) e na quarta (11). Todas as atividades serão realizadas no auditório 1 da Face e em seu entorno.

Organizada pela UFMG e pela Unesco, em parceria com a AUGM, a conferência tem o objetivo de proporcionar à sociedade civil, a pesquisadores e gestores de universidades um espaço para o debate interdisciplinar sobre as questões caras ao pensamento atual.

“A UFMG tem longa e consistente tradição de reflexão sobre os temas centrais da conferência”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que coordenou a organização da primeira edição em 2016. Segundo ela, cabe às humanidades buscar soluções para os dilemas da contemporaneidade. E a sustentabilidade, o bem-estar social e os direitos humanos estão entre os principais desafios. 

Conheça a programação. Leia mais em matéria do Boletim UFMG.