Internacional

Palestra de Søren Wichmann é antecipada para o dia 31

Evento estava agendado para 4 de novembro; linguista holandês, que é especialista em idiomas pré-históricos, também fará conferência no âmbito do Programa Cátedras

Søren Wichmann: línguas ancestrais
Søren Wichmann: línguas ancestrais Divulgação / IEAT

A palestra ASJP: an interdisciplinary tool for studies involving language differences worldwide que o linguista Søren Wichmann, da Universidade de Leiden, da Holanda, faria no dia 4 de novembro, no Auditório Professor Baesse, na Fafich, foi antecipada para quinta-feira, 31 de outubro, às 14h, no mesmo local.

Wichmann integra equipe de pesquisadores que desenvolveu o software Automated Similarity Judgment Program (ASJP). O programa reúne listas armazenadas em bancos de dados com palavras de dois terços das línguas do mundo, recurso que possibilita inferir o momento e o local em que uma língua ancestral de praticamente qualquer família linguística foi falada. Dessa forma, é possível calcular o tempo que os idiomas levaram para disseminarem pelo mundo durante os últimos seis mil anos.

Antes, na terça-feira, dia 29, o linguista ministrará a conferência Taxas de propagação de línguas pré-históricas, no âmbito do programa Cátedras, do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). Na oportunidade, ele vai apresentar novas ferramentas para o estudo da história das línguas, incluindo mecanismos de simulação computacional para a validação dos métodos empregados. A conferência será realizada no auditório B107 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), a partir das 10h, com tradução simultânea.