Ensino

Hora do canudo: egressos da UFMG relatam experiências de colar grau na pandemia

Em alguns cursos, cerimônias virtuais foram antecipadas para garantir o ingresso de formandos no mercado de trabalho

Pela primeira vez, o Teatro Universitário da UFMG (TU) realiza uma formatura virtual. Os trabalhos de conclusão tiveram que ser adaptados para o formato de curtas, que estreiam durante os finais de semana de junho no canal do canal do TU UFMG no YouTube. As produções fazem uma releitura do livro Obra completa, do escritor mineiro Murilo Rubião. 

Segundo Maria Clara Lemos, professora do TU, cada aluno recebeu em casa equipamentos de gravação para a construção do trabalho final. Eles também tiveram aulas instrutivas, pois foi preciso aprender a aproveitar os recursos disponíveis nos ambientes ao redor de cada um. A atriz Akino Takeda discorre, em reportagem da TV UFMG, sobre as dificuldades de realizar esse processo em sua residência, pois, além da ambientação, membros da sua família que nunca trabalharam com arte precisaram ajudá-la nas gravações.

Na saúde e no campo
Como o calendário da Universidade precisou ser alterado, os egressos dos cursos da área da saúde também enfrentaram dificuldades, e alguns precisaram adiantar a liberação do diploma para ingressar no mercado de trabalho. A diretora da Escola de Enfermagem, Sônia Soares, aborda essa necessidade e enumera os requisitos para o adiantamento da colação de grau. A enfermeira Helena Souza, também ouvida pela reportagem da TV UFMG, realizou esse processo e colou grau dez dias antes de sua turma, porque estava para assumir uma vaga de emprego.

A secretária-geral da Faculdade de Educação, Roberta Morato, conta que a autorização das formaturas e o prosseguimento das atividades da FaE, com a liberação de 139 alunos formados no último ano, só foi possível com as deliberações da portaria 1.951/2020, publicada pela UFMG em março do ano passado. Gabriel Souza, egresso da Licenciatura em Educação do Campo, fala sobre o sentimento de concluir o curso de forma não esperada. 

Entrevistados: Roberta Morato (secretária geral da FaE), Gabriel Souza (professor designado), Sônia Soares (diretora da Escola de Enfermagem), Helena Souza (enfermeira), Maria Clara Lemos (professora do Teatro Universitário) e Akino Takeda (atriz) 

Equipe: Luiza Galvão (produção), Marcia Botelho (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)