Lazer e esporte

Paratleta do CTE disputa campeonato virtual de taekwondo neste domingo

Eduardo Martins, de 15 anos, fez toda a preparação em casa

Eduardo Henrique, 15, em treinamento no CTE
Eduardo Henrique em treinamento no CTE antes da pandemiaArquivo Pessoal

O atleta Eduardo Henrique Martins, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, disputará o Festival Goiânia Open de Parataekwondo, que ocorrerá de maneira virtual neste domingo, 16, a partir das 9h. A competição será transmitida ao vivo no Facebook da Federação Goiana de Taekwondo.

“Nunca havia participado de um festival ou qualquer outro tipo de competição de poomsae [termo utilizado para referir-se às "fórmulas" ou "formas" típicas das artes marciais coreanas]. Porém, foi muito tranquilo fazer toda a preparação para a competição dentro de casa”, afirma o atleta de 15 anos. Eduardo já havia disputado o primeiro campeonato on-line de dubal da Falcões Taekwondo durante a quarentena.

O treinador do atleta, Diego de Oliveira, considera os campeonatos virtuais essenciais para manter os atletas em forma durante a quarentena, evitando que desistam da prática esportiva. “É importante mantê-los ativos e motivados com eventos e festivais, seja de alto rendimento ou de apresentação. A importância dessas competições de paratekwondo, on-line ou presenciais, é a divulgação. Por ser uma modalidade bem nova, é importante a expansão de um esporte que estreará nas Paraolimpíadas de Tóquio”, explica.

De acordo com mestre Fausto, responsável pelo Departamento de Parataekwondo da Federação Goiana, a ideia é promover a inclusão social. “Infelizmente, nessa pandemia, a grande maioria dos praticantes com deficiência está sem treinar, pois são do grupo de risco, e os pais ficam inseguros”, afirmou ele, em entrevista ao site Esporte Goiano.

Cinquenta paratletas do Brasil participarão da competição. Eles vão gravar e enviar os vídeos, e a performance será avaliada por especialistas.

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional