Saúde

Máscara transparente favorece comunicação com os surdos

Tutorial da TV UFMG ensina como confeccionar a peça, que possibilita ver expressões faciais e fazer leitura labial

Com a covid-19, o uso de máscaras em espaços públicos tornou-se obrigatório. Se, por um lado, ajuda no controle da doença, por outro, a proteção representa uma barreira para mais de 9,7 milhões de brasileiros, que são surdos ou têm algum grau de deficiência auditiva, segundo o IBGE. São pessoas que utilizam também as expressões faciais, no caso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ou a leitura labial para se comunicar. 

Este tutorial produzido pela TV UFMG mostra que é simples trocar a máscara convencional por uma transparente, que possibilita ver as expressões faciais e a leitura labial. Acesse os moldes.

A professora da Faculdade de Letras Michelle Murta relata, em depoimento colhido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que o acesso a serviços básicos, como compra de remédios e alimentos, foi prejudicado pelo uso das máscaras convencionais.  

Para elaborar o tutorial e certificar-se da segurança dos modelos, a reportagem da TV UFMG consultou as professoras Flávia Bulegon Pilecco, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, e Viviane de Souza Alves, do Departamento de Microbiologia. 

Além do molde impresso, a feitura da peça exige duas camadas de tecido 100% algodão de malha bem fechada, como tricoline, plástico transparente, elástico, alfinetes, tesoura, lápis ou caneta.

Entrevistada: Michelle Murta, professora da Faculdade de Letras da UFMG
Equipe: Marcelo Souza (intérprete Libras-Português) Jessika Viveiros e Maria Carolina Martins (vozes), Daiany Nogueira (produção), Márcia Milagre (imagens), Marcia Botelho e Marcelo Duarte (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)
Agradecimentos: Flávia Bulegon Pilecco, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina, e Viviane de Souza Alves, Docente do Departamento de Microbiologia do ICB