Institucional

​Parlamentares cobram abertura de inquérito para apurar ​excessos em operação na UFMG

Em visita à Reitoria, deputados avaliaram que condução coercitiva de dirigentes foi ilegal e cobram posicionamento da PGR, STF e MEC

Jô Moraes, Margarida Salomão, Jaime Ramírez, Sandra Goulart Almeida e Reginaldo Lopes Marcílio Lana | UFMG

Integrantes da bancada mineira na Câmara dos Deputados estiveram hoje na UFMG para obter mais informações sobre a operação da Polícia Federal que conduziu coercitivamente oito dirigentes e servidores da Universidade para prestar esclarecimentos em um processo para o qual não haviam sido intimados a depor. Entre os dirigentes conduzidos na semana passada, estão o reitor Jaime Ramírez e a vice-reitora Sandra Goulart Almeida.

Os deputados federais Reginaldo Lopes e Margarida Salomão, do PT, que integram a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e a deputada federal Jô Moraes, do PC do B, foram recebidos por Jaime Ramírez e Sandra Goulart Almeida.

Os parlamentares afirmaram ter protocolado uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a abertura de um inquérito policial para apurar excessos na condução da operação. Eles também pretendem cobrar esclarecimentos do Ministério da Educação (MEC) e do Supremo Tribunal Federal (STF). "Esses excessos têm que ser apurados",  declarou a deputada Jô Moraes logo após a reunião com o reitor e a vice-reitora no campus Pampulha.

"Estamos defendendo a autonomia e a integridade da universidade pública brasileira. Vamos procurar a presidenta do STF, ministra Cármen Lúcia, para que ela também possa rever esses procedimentos de condução coercitiva sobre os quais pairam dúvidas sobre a sua constitucionalidade", afirmou a deputada Margarida Salomão em entrevista à imprensa.

ouca-a-reportagem-de-larissa-arantes-11-12-2017.mp3
Parlamentares conversam com a imprensa após encontro
Parlamentares conversam com a imprensa após encontro Foto: Marcílio Lana / UFMG