Notícias Externas

Passeio virtual promove mergulho na história e arquitetura de BH

Atividade abre ações da série Encontros com o Patrimônio, da Casa Fiat de Cultura, em 2021

Painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, ponto final de tour virtual pela capital mineira
Painel Civilização Mineira, de Candido Portinari, ponto final de tour virtual pela capital mineira Divulgação / Casa Fiat

Dando sequência à comemoração dos 300 anos de Minas Gerais, completados no mês passado, a Casa Fiat de Cultura promove, neste domingo, 24, um percurso virtual pelas ruas de Belo Horizonte. O evento é a primeira edição do projeto Encontros com o Patrimônio em 2021 e conta com a apresentação da historiadora e coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat, Clarita Gonzaga. 

A jornada virtual se inicia no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e termina na própria Casa Fiat de Cultura, diante do painel Civilização Mineira, do artista Candido Portinari. Ao longo do passeio, serão destacados os aspectos históricos das edificações visitadas, revelando curiosidades estéticas e arquitetônicas sobre a capital mineira. Também será abordada a história de Minas Gerais, desde o desbravamento pelos bandeirantes até o início da industrialização. O público do evento poderá participar ao vivo por meio de perguntas que serão respondidas ao fim do passeio virtual. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 22, a historiadora Clarita Gonzaga, que é quem apresenta a primeira edição do Encontros com o Patrimônio de 2021, falou sobre o tour de domingo.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

O evento gratuito será transmitido em formato digital, a partir das 11h. Os interessados devem se inscrever previamente. Mais informações sobre o passeio podem ser consultadas no site da Casa Fiat de Cultura.

Produção de Flora Quaresma e Laura Portugal, sob orientação de Hugo Rafael