Percurso Discente Universitário terá seminário de encerramento no sábado

Edição contou com a participação de estudantes intercambistas e de cursos a distância

Participantes de edição anterior do seminário de encerramento do Percurso Discente Flickr / GIZ

Caminhos profissionais é o tema do seminário de encerramento do VII Percurso Discente Universitário (PDU), que será realizado neste sábado, 6 de outubro, das 8 às 12 horas, no auditório do quarto andar e em salas de aula do CAD 1, no campus Pampulha. O evento é promovido pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação.

A programação contará com palestras sobre a saúde mental dos estudantes, atividades em grupo e apresentação dos planos de ação elaborados como trabalho final. Segundo Paulo Mariano, coordenador dessa ação no GIZ, a escolha do tema do evento resulta do objetivo de promover reflexão sobre a autonomia do estudante.

O Seminário reunirá apenas os participantes do VII Percurso Discente Universitário (PDU).

Percurso Discente
Com carga horária de 45 horas, o Percurso é semipresencial, o que possibilita ao estudante gerir seu próprio tempo. Ele oferece atividades presenciais e a distância, como discussões e trocas de experiência nos fóruns virtuais, além de oficinas e do seminário de encerramento.

O objetivo é apoiar o estudante na sua formação para que possa assumir o protagonismo de sua trajetória na Universidade e apresentar ferramentas que poderão potencializar seu desenvolvimento.

A atividade é oferecida a alunos de graduação da UFMG. Nesta edição, participaram pela primeira vez alunos estrangeiros em intercâmbio na Universidade e estudantes dos cursos de graduação a distância. Foram ofertadas oficinas de Leitura e escrita acadêmica, Mapas conceituais, Redes de aprendizagem, Voz e seus cuidados, Planejamento de jogos digitais, Construção de recursos educacionais abertos, Orientação de carreira, Diálogos sobre projetos de pesquisa: definindo caminhos e Produção de vídeos.