Percursos Formativos ampliam repertório de metodologias de ensino

Nona edição, que começa em março, terá atividades direcionadas a professores e estudantes de pós-graduação

Percursos visam a constituição de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da UFMG
Percursos buscam formar rede de compartilhamento de experiências do corpo docente
Facebook GIZ

Ampliar as estratégias de mediação da aprendizagem e colaborar para a formação de uma rede de compartilhamento de experiências do corpo docente da UFMG é o objetivo da nona edição dos Percursos Formativos em Docência do Ensino Superior (PFDES). As atividades integram as comemorações dos dez anos da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ. As inscrições estarão abertas de 1º a 16 de março na página do GIZ, e as atividades serão realizadas de 16 de março a 15 de junho. São ofertadas 120 vagas.

Os Percursos são destinados a professores e estudantes de pós-graduação da UFMG e estão estruturados na modalidade a distância, com carga horária de 60 horas, distribuídas em encontros presenciais e atividades on-line. Estão programadas oficinas gerais de caráter teórico-prático, com o objetivo de ampliar e consolidar o repertório de metodologias de ensino e recursos tecnológicos empregados nos processos de ensino-aprendizagem.

Oficina contextualizada
Também será realizada oficina contextualizada que apresentará recursos didático-pedagógicos para auxiliar no processo mediado de elaboração do plano de intervenção pedagógica. Assuntos como avaliação da aprendizagem, metodologias de ensino e tecnologias na educação serão debatidos em encontros presenciais temáticos. No seminário final, os participantes apresentarão suas propostas de ensino construídas com o subsídio das reflexões e debates realizados ao longo do percurso.

Os estudantes de pós-graduação que atuam em projetos e atividades de ensino no âmbito do programa ao qual se vinculam terão preferência para se matricularem na nona edição do PFDES. A participação do estudante em atividades docentes deverá ser comprovada por meio de declaração emitida pelo colegiado ou pelo orientador.

Mais informações sobre esta edição dos Percursos podem ser obtidas pelo e-mail giz-contato@prograd.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-6451.