Saúde

Pesquisa aponta aumento de excesso de peso e obesidade em idosos brasileiros

Estudo foi realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG

A pesquisadora Laura Cordeiro Rodrigues, em sua dissertação de Mestrado, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Escola de Enfermagem da UFMG, realizou uma análise de tendência temporal, baseada em dados do Vigitel, levantamento de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde, de 2006 a 2017. O estudo comprovou que houve aumento da obesidade e excesso de peso na população idosa de todas as capitais brasileiras e Distrito Federal em todos os estratos sociodemográficos analisados. Saiba mais no vídeo produzido pela TV UFMG. 

O interesse de Laura surgiu da percepção de que não existiam dados representativos sobre o crescimento de obesidade e excesso de peso entre os idosos. A obesidade nos indivíduos da terceira idade acarreta impactos negativos na vida dessa população, como o aumento da mortalidade, a perda de qualidade de vida, além do crescimento da demanda por serviços de saúde. 

Equipe: Yves Vieira (produção e reportagem); Antônio Soares e Lucas Tunes (imagens); Kennedy Sena (edição de imagens); Pablo Nogueira (edição de conteúdo).