Pesquisa e Inovação

Pesquisa associa inflamação, metabolismo e fatores genéticos na obesidade infantil

Dissertação de mestrado defendida no ICB é tema do novo episódio do ‘Aqui tem Ciência’, da Rádio UFMG Educativa

Alteração metabólica é muito presente em crianças com obesidade
Alteração metabólica é muito presente em crianças com obesidade br.freepik.com

O fenômeno da obesidade infantil ainda é pouco conhecido, especialmente em razão das rápidas mudanças de peso e altura das crianças durante o processo de crescimento. Uma criança com excesso de peso tem até 80% de chances de desenvolver obesidade na vida adulta. Embora não seja uma doença propriamente dita, o quadro aumenta o risco de comorbidades, como o diabetes tipo 2.

O biomédico Rafael Silva Lima, agora doutorando do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, avaliou, em seu mestrado, processos inflamatórios, metabólicos e epigenéticos que ajudam a entender o excesso de peso entre crianças e adolescentes.

Os processos inflamatórios no corpo humano são comumente associados a sintomas como dor, inchaço, vermelhidão e calor no local inflamado. Na obesidade, sua manifestação se dá, especialmente, no tecido adiposo, formado por células que acumulam gordura.

Quanto aos processos metabólicos, a obesidade pode levar à dislipidemia, que é a alteração no metabolismo dos lipídios, como o HDL e LDL, respectivamente, o colesterol bom e o ruim. Além disso, pode interferir no metabolismo da glicose e provocar, por exemplo, a resistência à insulina, desencadeando diabetes do tipo 2, caracterizado pelo excesso crônico de açúcar no sangue.

Os fatores epigenéticos alteram o funcionamento dos genes, mais precisamente o modo como informações genéticas são lidas. Um desses mecanismos é a metilação de DNA, espécie de marcação na estrutura do DNA.

A análise do sangue coletado de 61 crianças com idade entre sete e 12 anos (30 obesas e 31 não obesas, para efeito de comparação) evidenciou o padrão de relação entre os mecanismos analisados: inflamação, dislipidemia e fatores epigenéticos. Outro dado que chamou a atenção foi a alteração na citocina IL-8,  molécula que atua na comunicação entre as células, especialmente do sistema imunológico.

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa:

Raio-X da pesquisa
Dissertação: Avaliação e associação dos parâmetros metabólicos, inflamatórios e epigenéticos na obesidade infantil
O que é: Trabalho que caracterizou a obesidade infantil sob o ponto de vista metabólico, inflamatório e epigenético por meio da avaliação de parâmetros bioquímicos, entre eles o perfil lipídico e os níveis de enzimas hepáticas, os níveis das citocinas IL-8 e TGF-β e das adipocinas leptina e adiponectina e a metilação de DNA nos genes desses mediadores inflamatórios.
Pesquisador: Rafael Silva Lima
Programa de Pós-graduação: Biologia Celular
Orientadoras: Juliana de Assis Silva Gomes Estanislau e Paula Rocha Moreira
Ano da defesa: 2019
Financiamento: Capes, CNPq e Fapemig

Rafael Silva Lima:
Rafael: avaliação de processos que ajudam a compreender o excesso de pesoBreno Benevides

O episódio 74 do programa Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.