Saúde

Pesquisa da Faculdade de Medicina analisa benefícios da posição canguru para bebês

Investigação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente

A posição canguru consiste na técnica de manter o recém-nascido em contato pele a pele junto ao peito dos pais, a partir de condições específicas. Em entrevista à TV UFMG, a pesquisadora da Faculdade de Medicina da UFMG, Cynthia Nunes, apresenta os benefícios da atividade e de que forma a posição auxilia tanto os pais quanto o bebê. A dissertação foi defendida no último ano.

Para desenvolver a pesquisa, Cynthia avaliou 144 vídeos, produzidos a partir do momento em que as crianças receberam alta hospitalar e após seis meses de nascimento. Nos dois casos, as mães foram solicitada à interagir com os filhos e as filhas por meio de brincadeiras. A análise das gravações seguiu os parâmetros determinados pelo Protocolo de Observação da Interação Mãe-Bebê.

Entrevistas: Cynthia Nunes (pesquisadora Medicina UFMG), Aylla Emanuelle Moreira de Freitas (Mãe do Gael, 2 meses)

Equipe: Vitória Brunini (produção e reportagem), Renato Temponi (produção), Marden Ferreira (reportagem), Cássio de Jesus e Ravik Gomes (imagens), Otávio Zonatto (editor de imagens), Olívia Resende (editora de conteúdo), Ruleandson do Carmo (editor de conteúdo).