Saúde

Pesquisa da UFMG analisa opções de restaurantes em aplicativos de delivery

Estudo da equipe “Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde” analisou 370 restaurantes cadastrados nos aplicativos de delivery de BH

Assim como os hábitos urbanos dos brasileiros vem mudando ao longo do tempo devido à tecnologia, os hábitos de alimentação também estão se alterando. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) que as famílias têm comido mais fora de casa em relação a anos anteriores.

A alimentação é a terceira despesa que mais pesa no orçamento familiar no país. Os gastos com refeições fora do domicilio foram de 24,1% para 32,8%, segundo o IBGE, provando que o brasileiro tem optado pela compra de alimentos prontos, de consumo rápido, incluindo os entregues por meio de serviço de delivery.

O grupo “Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde” fez uma análise nos dois maiores aplicativos de delivery de comida para avaliar as opções saudáveis. Ao todo, 370 restaurantes belorizontinos tiveram suas opções estudadas. A pesquisa destaca que as bebidas ultraprocessadas são vendidas em quase 80% dos estabelecimentos, os lanches ultraprocessados em 38% deles e produtos de sorveteria em 33%. Por outro lado, refeições com predominância de legumes e verduras são encontradas em menos de 16% dos restaurantes e, em relação às frutas, apenas 4% deles tinham a opção.

Essa investigação aponta que essa alternativa de alimentação pode ser um importante fator contribuinte para o ambiente obesogênico. É possível comer algo saudável mesmo pedindo pelos aplicativos. Porém, é preciso se dedicar um pouco mais para encontrar um prato equilibrado, já que eles se encontram em minoria nas opções.

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Lucas Tunes (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens; Jessika Viveiros (edição de conteúdo)