Saúde

Pesquisa da UFMG associa introdução precoce do açúcar a presença de cáries em bebês

Especialistas recomendam que a sacarose seja introduzida somente após os dois anos de idade

O que é, muitas vezes, associado a uma mera percepção foi comprovado por meio de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Odontologia da UFMG. A introdução de alimentos com açúcar antes dos seis meses de idade é associada a presença de cáries. O Ministério da Saúde recomenda que a sacarose somente seja introduzida na alimentação de crianças após os dois anos de idade. Saiba mais na reportagem da TV UFMG:

Segundo o professor do departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente da UFMG Paulo Martins a motivação para o desenvolvimento da pesquisa foi o exponencial aumento de casos de cárie em atendimento de crianças na Clínica do Bebê da Universidade. Desta forma, foi realizado um estudo transversal com uma amostra de 50 pais e seus filhos, sendo 25 do sexo feminino e 25 do masculino, entre 6 meses e dois anos de idade.

Os responsáveis responderam a um questionário socioeconômico, demográfico e de inserção de determinados alimentos na dieta das crianças. A presença de cárie dentária foi coletada a partir dos prontuários dos pacientes, que foram submetidos a exames clínicos na Universidade. Como resultado, constatou-se que 98% das crianças consumiram sacarose em algum tipo de alimento antes de 2 anos de idade, 88%  antes de 1 ano e 34% antes dos 6 meses. Segundo Paulo Martins, a introdução da sacarose antes do período recomendado pelo Ministério da Saúde teve associação significativa com a presença de cárie dentária.

Com objetivo prevenir problemas odontológicos em bebês, professores de Odontologia da UFMG publicaram o “Guia de Orientações Odontológicas para Bebês”, disponível gratuitamente no site da Faculdade de Odontologia.  Acesse aqui.

Entrevistados: Paulo Martins – professor Departamento de Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UFMG; Patrícia Nascimento - Mãe do Simão; Thamires Rodrigues – Mãe da Maria Luiza

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Antonio Soares e Ravik Gomes (imagens), Marcia Botelho (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo)