Pesquisa e Inovação

Pesquisa da UFMG identifica principais impactos da pandemia para as crianças

Tempo em frente às telas tem aumentado, enquanto leitura e atividades físicas diminuem

A pesquisa Infância em tempos de pandemia, realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (Nepei) da UFMG, atesta que 89% das crianças têm cumprido o distanciamento social. Em questionário on-line, elas também informaram seus principais medos e receios em relação à pandemia do coronavírus:  93,3% se preocupam com o adoecimento de familiares, 89,7%, com a demora para reencontrar amigos, e 88,8% das crianças, com o próprio adoecimento. Outras preocupações que fazem parte da rotina infantil na pandemia estão relacionadas à pobreza ou ao desemprego de familiares (80,8%) e à falta de comida (74%).

Sobre as atividades praticadas neste período de isolamento, 63,2% das crianças informaram que se divertem com jogos eletrônicos, sozinhas ou com amigos; somente 22,4% disseram praticar atividades físicas, e 20,7% delas declararam ler títulos que não sejam os determinados pela escola. A professora Iza Luz, da Faculdade de Educação, pesquisadora do Nepei, informa que esses resultados suscitam preocupações com a saúde das crianças durante o período de distanciamento social, principalmente no que se refere ao aumento do tempo em frente a telas como as de celulares e jogos eletrônicos. 

A pesquisa teve o objetivo de conhecer as rotinas, relações sociais e experiências das crianças ao longo da pandemia da covid-19. A análise foi realizada por meio de questionário on-line, com 2.300 pessoas. O maior número de entrevistados estava no grupo de 8 a 12 anos. Mais informações podem ser obtidas no site da pesquisa e na gravação do seminário de divulgação dos resultados.

Em vídeo, a TV UFMG também ouviu a professora do Departamento de Psicologia Cassandra Pereira França, que atua na área de psicanálise infantil. Ela deu dicas de como interagir com as crianças neste período difícil e reduzir os possíveis danos causados pelo isolamento social.

Entrevistados: Cassandra Pereira França, professora da Fafich, e Iza Luz, professora da Faculdade de Educação e integrante do Nepei-UFMG

Equipe: João Ameno (produção), Ravik Gomes (edição de imagens) e Jessika Viveiros (edição de conteúdo)