Coberturas especiais

Pesquisa vai dimensionar impactos da pandemia no setor musical

Professora Graziela Mello Vianna, do Departamento de Comunicação Social, falou sobre o estudo em entrevista à Rádio UFMG Educativa

Conservatório UFMG é um dos espaços culturais que não têm recebido shows neste ano
Conservatório UFMG é um dos espaços culturais que não têm recebido shows neste ano Foto: Foca Lisboa / UFMG

O setor cultural é um dos mais afetados pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Os espaços dedicados à cultura foram os primeiros que suspenderam suas atividades com presença de público em razão das medidas de distanciamento social e ainda devem demorar a retomá-las em níveis pré-pandemia. Shows, concertos e até mesmo apresentações menores em formato voz e violão, para ficar apenas na área da música, são atividades que, naturalmente, ocasionam aglomeração de pessoas. 

Diversos eventos têm-se adaptado ao formato on-line. Ainda assim, essa mudança é insuficiente para compensar os efeitos negativos da pandemia na vida profissional e financeira de artistas, DJs, produtores, técnicos e roadies vinculados ao universo musical. 

Identificar e entender esses impactos, dificuldades e desafios são os objetivos da pesquisa Música em tempos de pandemia: o impacto da covid-19 no meio artístico, que teve início em agosto, sob liderança do Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Comunicação, Textualidades e Sociabilidade (Escutas), do Departamento de Comunicação Social da UFMG. A pesquisa pode ser respondida até 30 de setembro, por profissionais da área, que devem preencher questionário on-line.   

A professora Graziela Mello Vianna, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, falou sobre o estudo em entrevista, nesta semana, ao programa Expresso 104,5. 

Ouça a conversa com Felipe Sartoreto