Pesquisa e Inovação

Pesquisa do ICB revela que função imunológica predomina em fígado de recém-nascidos

Professor Gustavo Menezes, coordenador da pesquisa, falou sobre o trabalho no programa Conexões

Programa de maturação do sistema imune do fígado é regulado pela amamentação
Programa de maturação do sistema imune do fígado é regulado pela amamentação Foto: Amy Bundy / CC BY-NC 2.0

O leite materno é o alimento mais importante para as crianças recém-nascidas. Nos seis primeiros meses de vida, os bebês ainda não têm a necessidade de nenhum outro componente nutritivo. Uma pesquisa feita por alunos do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular da UFMG demonstrou que uma das contribuições do leite materno se dá no fígado dos recém-nascidos.

De acordo com o trabalho, nos primeiros meses de vida do ser humano, o fígado exerce uma importante função em relação à imunidade do organismo. A atividade desse órgão, nos recém-nascidos, seria predominantemente imunológica, em vez de metabólica.

O professor Gustavo Menezes, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, coordenador do trabalho, falou sobre os resultados da pesquisa em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 12.

ouca-a-conversa-com-luíza-glória-12-09-2018.mp3

O artigo da descoberta foi publicado pelo Journal of Hepatology, em agosto. O estudo foi capa do Boletim UFMG desta semana.

Artigo: Immune and metabolic shifts during neonatal development reprogram liver identity and function

Autores: Brenda Naemi Nakagaki, Kassiana Mafra, Érika de Carvalho, Mateus Eustáquio Lopes, Raquel Carvalho-Gontijo, Hortência Maciel de Castro Oliveira, Gabriel Henrique Campolina-Silva, Camila Dutra Moreira de Miranda, Maísa Mota Antunes, Ana Carolina Carvalho Silva, Ariane Barros Diniz, Débora Moreira Alvarenga, Maria Alice Freitas Lopes, Viviane Aparecida de Souza Lacerda, Matheus Silvério Mattos, Alan Moreira Araújo, Paula Vieira Teixeira Vidigal, Cristiano Xavier Lima, Germán A.B. Mahecha, Mila Fernandes Moreira Madeira, Gabriel Rocha Fernandes, Raquel Ferraz Nogueira, Thais Garcias Moreira, Bruna Araújo David, Rafael Machado Rezende, Gustavo Batista Menezes.

Produção de Daniel Silveira, sob orientação de Luíza Glória