Saúde

Pesquisa indica impactos em curto prazo do exercício físico no sistema imunológico

Professor Marco Túlio de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, explicou resultados em entrevista ao Conexões

Estudo da Educação Física indica maior vulnerabilidade do organismo por até três dias após exercício físico
Estudo da Educação Física indica maior vulnerabilidade do organismo por até três dias após exercício físico Foto: Jorge Araujo / Fotos Publicas / CC BY-NC 2.0

Pesquisadores da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, juntamente com o Comitê Paralímpico Brasileiro, realizaram um estudo que analisa a prática de exercício físico e os impactos no sistema imunológico. A pesquisa foi desenvolvida após a decisão de adiamento de grandes eventos esportivos, entre eles os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020, que começariam nesta semana. 

Os resultados, publicados recentemente na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, indicam que a prática de exercício físico com carga de treino elevada pode causar uma redução no sistema imunológico em até 72 horas após a realização dos exercícios. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 21, o professor Marco Túlio de Mello, do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, explicou que essa queda é normal, após a prática de qualquer exercício físico. O que determina a intensidade da queda, segundo o especialista, é justamente o esforço empregado na prática do exercício.

“Longitudinalmente (ao longo de meses, anos), o exercício físico é extremamente importante para o sistema imunológico. Ele ajuda o sistema imunológico a se fortalecer e o organismo a ter maior resistência. No entanto, no dia em que se pratica o exercício, há uma queda do sistema imunológico, em função da carga de treinamento. Essa queda pode ocorrer até 72 horas após a prática do exercício”, destacou.

Após esse período, de até 72 horas, os níveis do sistema imunológico se regularizam. No entanto, o professor alertou para o risco de atividades que demandam maior esforço do corpo ao ar livre e em academias neste momento.

“O grande problema para atletas e para pessoas que estão nas ruas e nas academias é que depois de fazer um exercício mais pesado, a pessoa vai frequentar diversos locais onde há circulação de pessoas, como supermercados e açougues, e, com a queda da imunidade, essa pessoa estará mais exposta ao coronavírus. Por isso, os cuidados devem ser maiores nesse período”, alertou.

Ouça a conversa com Luíza Glória

As Olimpíadas de Tóquio começariam nesta semana, e, por causa da pandemia do novo coronavírus, ainda em março, foram remarcadas para o ano que vem: de 23 de julho a 8 de agosto. A 32ª edição dos Jogos Olímpicos é a primeira da Era Moderna a ser adiada - outras três foram canceladas por guerras.

Produção de Arthur Bugre