Pesquisa e Inovação

Pesquisa premiada avança em conhecimento sobre tumor nos dentes

Estudo esclareceu aspectos da origem do fibroma cemento-ossificante, que pode causar destruição dos ossos maxilares

Thaís Pereira:
Thaís Pereira venceu o Grande Prêmio de TesesJúlia Duarte / UFMG

O fibroma cemento-ossificante, ou FCO, é um tumor de origem odontogênica que pode causar grande destruição dos ossos maxilares. Quando não é diagnosticado nos estágios iniciais, sua remoção cirúrgica pode ser mutiladora: é preciso extrair dentes envolvidos na lesão e partes do osso atingido. Nesses casos, o prejuízo estético e funcional é significativo na região dos maxilares, e a reabilitação pode ser lenta e dolorosa.

A busca pela origem da doença mobiliza pesquisadores na Faculdade de Odontologia e rendeu a Thaís dos Santos Fontes Pereira o Grande Prêmio de Teses da UFMG 2018 na grande área de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. O trabalho esclareceu aspectos importantes sobre os mecanismos de origem dessa neoplasia, ao descobrir a desregulação em uma via de sinalização celular nas células tumorais, além de alterações na regulação epigenética. “Isso pode levar a alterações na expressão de importantes genes envolvidos na doença”, diz a pesquisadora.

O estudo constatou expressão alterada de pequenas moléculas (microRNAs) que atuam em uma fase de regulação dos genes, após a sua transcrição. Os miRNAs regulam o RNA mensageiro, que promove a síntese de proteínas. “Algumas dessas moléculas estão mais expressas, e outras, menos expressas no tumor, comparando-se com o osso sadio.”

Os achados de Thaís Pereira são assunto de reportagem publicada na edição 2.039 do Boletim UFMG.