Notícias Externas

Pesquisa produzida no Brasil está concentrada nas universidades públicas

Instituições federais e estaduais são as que mais publicam artigos e patenteiam inovações

Laboratório no Departamento de Química:
Laboratório no Departamento de Química da UFMGFoca Lisboa / UFMG

Relatórios produzidos por órgãos governamentais confirmam que a produção científica e tecnológica do Brasil está massivamente concentrada nas universidades públicas (federais e estaduais). Os números apurados por esses levantamentos contrariam declaração recente dada pelo presidente Jair Bolsonaro, segundo a qual as instituições privadas seriam as principais produtoras de ciência no país.

De acordo com estudo da consultoria norte-americana Clarivate Analytics, encomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), pesquisadores de universidades públicas publicaram cerca de 250 mil artigos em periódicos científicos de alcance internacional no período de 2011 a 2016. A Universidade de São Paulo responde pela maior produção, enquanto pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) produziram os trabalhos de maior impacto.

As instituições públicas também lideram o ranking de patentes. Levantamento divulgado em outubro passado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com dados de 2017, mostra que, entre os 20 primeiros depositantes nacionais de pedidos, 18 são universidades públicas, sendo 16 federais. A Unicamp lidera o ranking, e a UFMG é a terceira colocada.

Ouça a reportagem de Tiago de Holanda