Pesquisa e Inovação

Pesquisa propõe uso do WhatsApp em sala de aula

Professor de português desenvolveu método inovador de uso do aplicativo de mensagens durante as aulas

Professor propõe uso do WhatsApp em sala de aula
Professor propõe uso do WhatsApp em sala de aula Foto: Tony Alter /CC BY 2.0 / Flickr: https://bit.ly/2IIS69T

Os debates mais recentes sobre pedagogia concordam que há um impasse no sistema educacional: estudantes do século 21 são submetidos a uma metodologia de ensino já não tão eficiente, cujo formato foi concebido ainda no século 19, no contexto da Revolução Industrial.

Diante das falhas desse modelo e da presença absoluta das tecnologias digitais na vida contemporânea, o jornalista e professor de língua portuguesa e redação Christian Catão desenvolveu um método inovador de uso do WhatsApp nas salas de aula, o que o levou ao desenvolvimento de pesquisa no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG.

Como utilizar as tecnologias disponíveis no celular a favor do ensino e da aprendizagem e como inserir esse recurso sem perder o foco da disciplina e prender a atenção das alunas e dos alunos são algumas das questões a que ele tentou responder na pesquisa.

A dissertação A Língua Portuguesa que se ensina por meio do WhatsApp: um estudo sobre as práticas pedagógicas na rede pública de educação de Belo Horizonte, resultado da pesquisa, foi defendida no último dia 14, na Faculdade de Educação da UFMG.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, o professor Christian Catão falou sobre o trabalho e sobre as perspectivas do uso do WhatsApp em prol do ensino e da aprendizagem. A entrevista foi ao ar na edição desta quinta-feira, 22.

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