Pesquisa e Inovação

Pesquisa recruta voluntários para avaliar implicações da covid-19 no sistema nervoso central

Alteração de memória e falta de concentração são queixas constantes entre participantes

Em agosto de 2020, pesquisadores do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG começaram a investigar os possíveis efeitos neuropsiquiátricos em pessoas contaminadas pelo Sars-CoV-2, por meio da pesquisa Manifestações e sequelas neuropsiquiátricas da covid 19: aspectos clínicos e moleculares. A pesquisa continua recebendo inscrições de pessoas de 18 a 60 anos infectadas pelo vírus que tenham feito o exame RT-PCR. Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp do Centro de Tecnologia e Medicina Molecular pelo número (31) 99723-4160 ou por meio de formulário

Atualmente, a pesquisa conta com mais de 80 voluntários em acompanhamento. Com o protocolo de análise, que consiste em avaliação neuropsicológica completa, sintomas neuropsiquiátricos e exames de neuroimagem estrutural, foi observado que pessoas com quadros leves e moderados da covid-19 tiveram o funcionamento cognitivo pleno afetado, mesmo após o período sintomático. Há queixas de problemas de memória, falta de foco e até mesmo sintomas de ansiedade e depressão. Em vídeo enviado à TV UFMG, o professor da Faculdade de Medicina e coordenador da pesquisa Marco Aurélio Romano explica o protocolo de avaliação e fala sobre os resultados parciais. 

Para a execução da pesquisa, o grupo conta com o apoio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), responsáveis pelos diagnósticos de pacientes que foram encaminhados para os hospitais Odilon Behrens e Risoleta Tolentino Neves; da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep); do Departamento de Pediatria da UFMG; do Grupo Geraldo Busatto e também do Laboratório Hermes Pardini. 

Equipe: Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)