Pesquisa e Inovação

Pesquisa revela potencial terapêutico de probiótico contra a giardíase

Ação da 'Saccharomyces boulardii' possibilitou redução de 80% da carga parasitária em animais

Mayana: probiótico reduz estresse oxidativo do fígado
Mayana: probiótico reduz estresse oxidativo do fígado Raphaella Dias / UFMG

Já comercializado por indústrias farmacêuticas como auxiliar no tratamento de diarreias e na restauração da microbiota intestinal, o probiótico Saccharomyces boulardii apresenta potencial terapêutico contra giardíase, causada pelo protozoário Giardia lamblia. Em pesquisa de doutorado, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a nutricionista Mayana Rodrigues investiga o mecanismo de ação do probiótico, que possibilitou a redução de aproximadamente 80% da carga parasitária em modelos animais.

“Constatamos benefícios e, por enquanto, não encontramos nenhum efeito adverso, diferentemente do que ocorre com o metronidazol, droga mais utilizada em todo o mundo no tratamento da giardíase e que acarreta diversos efeitos colaterais, que resultam no abandono do tratamento pelo paciente”, explica a pesquisadora. 

Orientada pelas professoras Maria Aparecida Gomes e Dirce Ribeiro de Oliveira, Mayana Rodrigues também observou que o probiótico reduz o estresse oxidativo no fígado, ao estimular a produção de enzimas que combatem os chamados radicais livres.

Levedura não patogênica descoberta em 1923, a Saccharomyces boulardii é classificada como probiótico, categoria de microrganismos que alcança o intestino de forma ativa e exerce efeitos positivos para a saúde do hospedeiro. “Uma vantagem dos probióticos é que, em geral, não colonizam, ou seja, se houver efeitos adversos – raramente relatados –, eles cessam com a interrupção do uso”, explica. 

O estudo foi abordado em matéria publicada na edição 2.059 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.