Pesquisa e Inovação

Pesquisa sobre flexibilidade muscular reabre inscrições para voluntários

Candidatos devem ser do sexo masculino e ter idade entre 18 e 35 anos

Voluntários vão alongar musculatura posterior da coxa durante 12 semanas
Voluntários vão treinar durante 12 semanas Foca Lisboa/UFMG

Estudo em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) busca compreender como o treinamento de diferentes intensidades da flexibilidade promove a adaptação do tecido muscular. Para dar sequência à bateria de testes, iniciada no ano passado, a doutoranda Sara Andrade Rodrigues procura novos voluntários, que devem ser do sexo masculino e ter idade entre 18 e 35 anos.

Para participar, o candidato não pode ter sofrido nenhuma lesão musculoesquelética de coluna lombar ou de membros inferiores nem praticado treinamento de força ou flexibilidade com os músculos posteriores da coxa há, no mínimo, seis meses.  

Sob a orientação do professor André Gustavo Pereira de Andrade, Sara Rodrigues pesquisa o Efeito de 12 semanas de treinamento de flexibilidade em diferentes intensidades, controladas de maneira quantitativa e qualitativa, nas propriedades biomecânicas, sensoriais e estruturais da unidade músculo tendão. 

Os voluntários deverão comparecer, três vezes por semana, durante 12 semanas, ao Laboratório de Biomecânica (Biolab) para realizar os exercícios de alongamento dos músculos posteriores da coxa no equipamento Flexmachine. Periodicamente, eles serão submetidos a avaliações de flexibilidade e exames de ultrassom da coxa. 

As inscrições devem ser feitas, até 15 de março, pelo telefone (31) 99562-4095 ou pelo e-mail andraderodrigues.sara@gmail.com.