Pesquisa e Inovação

Teórico da economia circular, Christian Du Tertre reúne-se com grupos da UFMG

Em encontros na próxima semana, ele vai apresentar a experiência francesa de reorganização produtiva fundamentada na ideia de valor de uso

Resíduos de uma empresa podem ser recursos para outra
Economia circular baseia-se nas premissas do reaproveitamento, da longevidade e da funcionalidade dos produtosErmaf62/ pixabay.com / Creative commons

A experiência francesa em economia da funcionalidade e da cooperação será discutida na próxima semana, em Belo Horizonte, pelo pesquisador Christian Du Tertre, professor no Laboratoire dynamiques sociales et recomposition des espaces (Ladyss) da Universidade Diderot Paris VIII.

Ele se reunirá, nesta segunda-feira, 20, no campus Pampulha, com grupos de pesquisa da UFMG que trabalham com temas relacionados à economia circular. No dia seguinte, Du Tertre participa do seminário Construindo novos modelos econômicos para promover o desenvolvimento local, e na quarta-feira, 22, de workshop no Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

Para participar do seminário é necessário fazer inscrições pela internet. O evento será realizado a partir das 13h30, no Teatro Icbeu (Rua da Bahia, 1.723, Bairro de Lourdes).

Reorganização econômica
O pesquisador francês é convidado do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (Oris), entidade que reúne diversas instituições, entre as quais a UFMG. De acordo com os organizadores, a intenção é apresentar a experiência francesa que propõe a reorganização das atividades econômicas em torno dos princípios fundamentais da economia de serviços baseada nos valores de uso.

Em artigo publicado na página do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Du Tertre esclarece que a economia circular se define como uma tentativa de se desvincular do aspecto linear da economia industrial, que explora cada vez mais os recursos naturais não renováveis do planeta e gera mais e mais resíduos nocivos ao meio ambiente, à biodiversidade e à camada de ozônio. Assim, diz o pesquisador, a economia circular “se origina da prática de algumas empresas industriais que consiste em fazer dos resíduos de umas recursos de outras, prática tradicionalmente referida como parte da ecologia industrial”.

Um dos iniciadores da economia da funcionalidade na França, Christian Du Tertre é diretor técnico do Laboratoire d’Intervention et de Recherche (Atemis).