Pesquisa e Inovação

Pesquisador da UFMG lidera descoberta de vírus com 90% de genes inéditos

Yaravírus foi encontrado na Lagoa da Pampulha

Imagem do Yaravírus: proteínas nunca antes vistas
Imagem do Yaravírus: proteínas nunca antes vistas Arquivo da pesquisa

Um vírus descoberto nas águas da Lagoa da Pampulha em estudo liderado pelo professor Jônatas Santos Abrahão, do Departamento de Microbiologia do ICB, está desafiando o trabalho de classificação de microrganismos, já que reúne 90% dos seus genes ainda desconhecidos pela ciência.

Batizado de Yaravírus, o microrganismo foi encontrado pela primeira vez quando Abrahão e um grupo de pesquisadores procuravam vírus gigantes na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O pré-artigo com os resultados da pesquisa foi publicado no fim de janeiro na revista científica bioRxiv. 

Os estudos contam com a parceria da Universidade Aix-Marseille, na França. “Nós buscamos vírus no ambiente, essa é a nossa linha principal de pesquisa. Tentamos procurar o potencial biotecnológico nesses novos vírus que estão no ambiente e, para isso, coletamos amostras em diferentes biomas do Brasil. Nós coletamos amostras, em 2017, na Lagoa da Pampulha, no córrego em frente ao zoológico, e fizemos o isolamento no Laboratório de Vírus. Em seguida, levamos essa amostra ao Centro de Microscopia da UFMG para fazer a microscopia eletrônica e identificar o que estava ali”, conta Jônatas Abrahão. 

Há cerca de dois anos, o mesmo grupo de pesquisadores isolou o maior vírus do mundo, o Tupanvírus.

Os novos estudos da equipe liderada por Jônatas Abrahão são abordados em matéria publicada na edição 2.087 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Assista também à reportagem da TV UFMG sobre a descoberta.