Pesquisa e Inovação

Pesquisador que identificou variante sul-africana do Sars-CoV-2 ministra aula inaugural no ICB

Brasileiro Túlio Andrade é referência internacional em análise genética de vírus

Reconhecido internacionalmente na área de análise genética viral, Tulio Oliveira é presença confirmada na aula inaugural do programa de pós graduação do ICB
Túlio Andrade é doutor em bioinformática e virologia médicaReprodução | YouTube Krisp

A disseminação do Sars-CoV-2 e suas variantes pelo mundo é o tema da aula inaugural dos programas de pós-graduação do ICB, que será realizada no próximo dia 21, por meio de videoconferência. O convidado é o professor brasileiro Túlio de Paiva Nazareth Andrade de Oliveira, líder do grupo que identificou a variante do novo coronavírus na África do Sul. A atividade terá início às 13h30 e será transmitida no canal do ICB no YouTube.

Túlio Andrade é diretor do laboratório Krisp, da Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), na África do Sul. Respeitado internacionalmente na área de análise genética de vírus, Túlio é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Natal e doutor em bioinformática e virologia médica pela Escola de Medicina Nelson R. Mandela, vinculada à própria Universidade de KwaZulu-Natal. Entre 2004 e 2006, ele recebeu um Marie Curie fellowship da Universidade de Oxford e foi considerado um dos pesquisadores que inspiraram a nova geração naquela década (Inspiring scientist of the decade).

Mutação em comum
Em entrevista ao site de notícias EuroNews, Túlio Andrade avalia que as novas variantes do coronavírus surgiram possivelmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido. “As três variantes do novo coronavírus em circulação na África do Sul, no Reino Unido e no Brasil surgiram em regiões diferentes, mas todas sofreram a mesma mutação. A primeira característica comum das três variantes é que elas têm as mutações na posição 501Y”, afirmou o pesquisador.

Ainda de acordo com ele, as variantes do Brasil e da África do Sul têm outra mutação importante na posição 4841 CA. Túlio Andrade acredita que essa modificação pode guardar relação com variantes mais resistentes a anticorpos e com maior probabilidade de reinfecção.

Após a palestra, o professor conversará com os participantes, que poderão fazer perguntas por meio do chat. Serão emitidos certificados e sorteados brindes.

A aula magna, realizada anualmente pelo Núcleo de Apoio à Pós-graduação do ICB, marca o início das atividades acadêmicas de todos os seus programas de pós-graduação. O evento costuma reunir pesquisadores de renome internacional para discutir temas relevantes da biologia.