Pesquisadora da UFMG aborda cultura escrita digital em sala de aula

Tema é discutido em evento na Faculdade de Educação

A professora e pesquisadora do Ceale/UFMG, Mônica Araujo estuda elementos que podem repercutir na mudança da escrita na era digital no contexto de alfabetização, com objetivo de auxiliar professores a buscarem novas formas das crianças se envolverem em práticas de leitura e escrita neste contexto de uso. A pesquisadora afirma que, atualmente, as mídias digitais atraem muito a atenção das crianças, a partir de seus elementos variados e de sua facilidade de manipulação. Mônica defende que as escolas de ensino básico não devem se privar do desenvolvimento tecnológico da leitura e da escrita. Segundo ela, muitas das inovações trazidas pela cultura digital foram pouco utilizadas na escola e enfatiza sua busca por formas de trazer estas fermentas em sala de aula, para ensinar os alunos com auxílio destes suportes.

Nesta terça-feira, dia 25, às 19h30, a professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da UFMG, Mônica Araújo, discutirá o tema "Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização", no evento Ceale Debate. Em entrevista à TV UFMG, ela comenta os resultados observados nas pesquisas, desenvolvidas na UFMG. A entrada é franca e a palestra acontece no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG.

Mônica já desenvolveu duas pesquisas na área de leitura digital no contexto da alfabetização de crianças com objetivo de refletir sobre as contribuições que as tecnologias digitais e a Internet podem trazer na inserção crianças na cultura escrita. A primeira delas foi realizada com crianças de 4 a 5 anos (durante 1 ano), enquanto a outra foi com alunos do Ensino Fundamental (durante 3 anos),sendo ambas realizadas em Escolas da rede pública. Além disso, Mônica já ministrou cursos, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED) do Ceale/ UFMG, de capacitação de professores para a utilização do uso de tecnologias na educação, promovendo práticas de leitura e de escrita digital que poderiam ser utilizadas em sala de aula. Além disso, Mônica já ministrou cursos, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED) do Ceale/ UFMG, de capacitação de professores para a utilização do uso de tecnologias na educação, promovendo práticas de leitura e de escrita digital.

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Ângelo (imagens), Ravik Gomes (edição de imagens), Pablo Nogueira (edição de conteúdo).