Saúde

Pesquisadora da UFMG desenvolve aplicativo para auxiliar jovens com a Doença Falciforme

Ferramenta está disponível para jovens cadastrados na Fundação Hemominas

A pesquisadora do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) da Faculdade de Medicina da UFMG Sônia dos Santos Pereira desenvolveu um aplicativo para auxiliar jovens diagnosticados com Doença Falciforme no cuidado diário com a saúde.

O Globin, nome dado à ferramenta, é voltado a pessoas entre 13 a 24 anos e possibilita o registro e lembrete de informações como horário e ingestão de medicamentos, além de consumo de água. Outro objetivo é criar um banco de dados compartilhado entre pacientes e médicos, possibilitando novas oportunidades para o tratamento. Inicialmente, o aplicativo é restrito aos pacientes do hemocentro.

A pedagoga do Hemominas Sônia dos Santos Pereira desenvolveu a ferramenta a partir de sua tese de doutorado, defendida na Escola de Enfermagem da UFMG. A doença falciforme é de caráter hereditário e, segundo dados do Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais, atinge uma a cada 1.400 crianças nascidas vivas no estado. No Brasil, o Ministério da Saúde estima o nascimento de 3.500 crianças com a doença por ano. Os sintomas mais comuns são anemia, crises de dor, icterícia, infecções e febre.

Ficha Técnica
Produção e Reportagem: Júlia Calasans
Imagens: Cássio de Jesus, Sônia Pereira
Edição de Conteúdo: Jessika Viveiros
Edição de Imagens: Márcia Botelho