Arte e Cultura

Obra de Lídia Mello será lançada nesta terça

Lídia Mello, autora do livro
Lídia Mello fez pesquisa de campo na EuropaSváb-Kovács / Lídia Mello

A pesquisadora e profissional de cinema Lídia Mello lança, nesta terça-feira, 14, o livro Do cinema de Béla Tarr. A obra, que aborda a cinematografia do cineasta húngaro, é fruto do doutorado em cinema que a autora defendeu na Escola de Belas Artes em 2017. Trata-se do primeiro livro escrito e publicado no Brasil sobre o trabalho do diretor. O lançamento será na Livraria Ouvidor (R. Fernandes Tourinho, 253, Savassi ), a partir das 18h30.

No livro, Lídia faz uma análise da filmografia do cineasta e reúne entrevistas inéditas com Tarr e sua equipe, além de fotografias das locações de seus filmes. A autora cursou doutorado sanduíche em Portugal e realizou vasta pesquisa de campo na Hungria. Ela foi convidada por Béla para falar de seu trabalho aos alunos da Film Factory, em Sarajevo, escola onde o cineasta coordenou um curso de doutorado para estudantes de várias partes do mundo.

Aos 64 anos, o roteirista e diretor Bélla Tarr dá consultoria a jovens cineastas em escolas de cinema da Europa, participa de júris e ministra master classes em importantes festivais de cinema do mundo. De 1971 a 2011, o cineasta húngaro roteirizou e dirigiu 18 filmes, entre os quais, Sátántangó, sua obra-prima que é considerada por muitos críticos como um dos melhores filmes de todos os tempos. Sua filmografia é focada na vida cotidiana de pessoas pobres, com longos planos-sequências feitos em vilarejos húngaros, em sua maioria em preto e branco.

Lídia é doutora em Cinema pela UFMG e mestre em Letras pela UFRGS. Graduada em Comunicação pela PUC Minas, atua como realizadora, roteirista, curadora, jurada e crítica de cinema.