Pesquisa e Inovação

Pesquisadora da UFMG promove oficina de fotografia para alunos da rede pública

As atividades foram realizadas, mesmo na pandemia, e permitiram que as crianças tivessem um novo olhar sobre fotografia

A oficina “FotograCria” foi realizada pela mestranda da Faculdade de Educação da UFMG Tatiane Nunes de Souza, com alunos de uma escola municipal (Escola Municipal Mário Mourão Filho) de Belo Horizonte, durante setembro e outubro de 2020, como projeto de conclusão de curso. Em decorrência da pandemia, todas as ações foram reformuladas para o caráter remoto. 

As crianças de 6 a 9 anos aprenderam sobre técnicas de uso das câmeras e noções da ética e estética na fotografia. Em conjunto dos alunos e uma equipe gráfica, foi feito um manual de fotografia voltado ao público infantil e educadores. Será disponibilizado em material impresso e virtual, multiplataforma, em breve.  

Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil de 2019, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o contato dos jovens brasileiros de 9 a 17 anos com as imagens nas redes é recorrente. Durante o período de análise, 88% salvaram fotos que encontram na internet, 83% assistiram a vídeos, programas, filmes ou séries e 68% usaram redes sociais regularmente.

Equipe: Victor Hugo Rocha (produção e reportagem); Olívia Resende (reportagem); Márcia Botelho (edição de imagens); Naiana Andrade e Jessika Viveiros (edição de conteúdo).